Notícias

Sol ao Meio-dia é mais Saudável

Ao contrário da crença popular, o melhor horário de sol para a produção de vitamina D é realmente o mais próximo ao meio-dia.

A vitamina D é uma das substâncias mais utilizadas pelo seu sistema imunológico para lhe proteger de várias doenças, inclusive doenças degenerativas como o câncer.

O efeito terapêutico do Sol é uma questão de dosagem adequada.

Um mito comum é que a exposição ocasional de seu rosto e mãos à luz solar produz vitamina D “suficiente”. Para a maioria de nós, esta é uma exposição inadequada. Por outro lado, queimaduras de sol não trazem nenhum benefício para sua pele. Então, para tomar sol terapeuticamente, é importante saber a “dose” adequada.

Para otimizar seus níveis, você precisa expor a maior parte de sua pele ao sol por uns 20 minutos mais ou menos, durante as horas de sol quente. 

A luz ultravioleta do sol chega principalmente em dois comprimentos de onda: UVA e UVB. É importante entender a diferença entre esses dois tipos de raio e os fatores de risco de cada um.

Os raios UVB ajudam a sua pele produzir vitamina D. “B” de bom, grave isso.

Os raios UVA penetram mais profundamente na sua pele, podendo causar danos por radicais livres. A intensidade dos raios UVA quase não varia durante as horas do dia e os dias do ano, ao contrário dos UVB que são fracos nas primeiras e últimas horas de sol, e mais fortes das 10 às 14 horas. Esse é o melhor horário para maximizar a sua produção de vitamina D e minimizar o risco de melanoma maligno.

Durante essas horas de sol quente, menos tempo de exposição é necessário para produzir vitamina D, podendo ser de apenas 10-15 minutos, para pessoas com a pele muito clara, até 30-40 minutos, para pessoas com a pele escura, pois a medida certa é: tomar sol até rosar levemente a pele.

E atenção galera que tem mania de achar que mais é sempre melhor: uma vez rosada a pele, qualquer exposição adicional não fará o seu corpo produzir nem uma gota a mais de vitamina D e só irá causar danos à sua pele. 

Outra coisa: não faça a besteira de besuntar a pele com filtro solar quando for tomar a sua dose terapêutica de sol. A grande maioria dos filtros solares contém substâncias tóxicas e só bloqueiam os raios UVB, necessários para a produção da vitamina D, não oferecendo quase nenhuma proteção contra os raios UVA, que são os raios que podem provocar câncer de pele.

SAIBA MAIS:
Natural News
Dr. Mercola