Notícias

Gordura saturada é boa para a saúde!

As tão criticadas gorduras saturadas, que muitos estão tentando evitar, não são a causa das doenças modernas. Na verdade, os estudos que encontraram correlação entre o consumo de gorduras saturadas e a incidência de doenças cardíacas não fizeram qualquer esforço para distinguir entre a gordura saturada e a gordura trans. Sim, a gordura trans tem demonstrado, em vários estudos elevar o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e outros males.

Já as gorduras saturadas não-trans, como o óleo de coco cru, desempenham muitos papéis importantes na química do corpo:

•    Os ácidos graxos saturados constituem pelo menos 50% das membranas celulares. Eles são o que dá às nossas células rigidez necessária e integridade.

•    Eles desempenham um papel vital na saúde dos nossos ossos. Para o cálcio a ser efetivamente incorporado na estrutura do esqueleto, pelo menos 50% das gorduras da dieta devem ser saturadas.

•    Gorduras saturadas reduzem a taxa de Lp(a), uma substância no sangue que eleva o risco de doenças do coração. 

•    Protegem o fígado do álcool e outras toxinas, como Tilenol.

•    Auxiliam o sistema imunológico.

•    São necessárias para a utilização adequada dos ácidos graxos essenciais. Os ômega-3 longos são melhor retidos nos tecidos quando a dieta é rica em gorduras saturadas.

•    Ácido esteárico carbono-18 e ácido palmítico carbono-16 são os alimentos preferidos do coração, razão pela qual a gordura ao redor do músculo cardíaco é altamente saturada. O coração recorre a essa reserva de gordura em tempos de stress.

•    Ácidos graxos saturados de cadeia curta e média têm importantes propriedades antimicrobianas. Eles nos protegem contra microorganismos nocivos no trato digestivo.

FONTES

Nourishing Traditions: The Cookbook that Challenges Politically Correct Nutrition and the Diet Dictocrats,  Sally Fallon e Mary G. Enig, PhD

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2006/10/24/is-saturated-fat-really-as-bad-as-they-say-it-is.aspx