Artigos

As Maravilhas da Semente de Abóbora

A abóbora é uma hortaliça relativamente fácil de encontrar nas feiras orgânicas e, mesmo que não seja orgânica, ela não aparece nas listas dos alimentos com maior teor de agrotóxicos. É saborosa e nutritiva, mas é nas sementes da abóbora que encontramos a maior concentração de nutrientes: um superalimento, com tantos benefícios para a saúde, que mal posso listar. Veja alguns.

Elimina parasitas
A medicina chinesa já sabia e estudos com animais e in vitro confirmaram as propriedades anti-helmínticas da semente de abóbora. Ela já demonstrou eficácia contra lombriga, solitária e strongyloides.  Em um estudo comparativo realizado na Universidade Federal de Campina Grande, um grupo de avestruzes tratado com a semente de abóbora reduziu Ascaridia sp em 87,3%. Já o grupo tratado com albendazole, não teve nenhuma redução; ao contrário, apresentou aumento na contaminação. Considere os resultados desse estudo antes de engolir o próximo comprimido de algum desses não-sei- o-quê-dazol de matar vermes: são todos tóxicos para o fígado e, possivelmente, não mais eficazes que ervas e/ou sementes de abóbora contra o parasita que você está querendo eliminar.

Combate fungos, vírus e bactérias
Já foram identificadas proteínas com ação antifúngica e lignanas com ação antiviral e antibacteriana na semente da abóbora.

Alegra, relaxa e ajuda o sono
Minerais como zinco e magnésio, presentes na semente de abóbora,
equilibram os níveis de cortisol – o hormônio do stress – e ajudam a relaxar. A semente de abóbora também concentra niacina (vitamina B3), que é antidepressiva e o aminoácido triptofano, que aumenta a produção de serotonina e melatonina, hormônios que equilibram o humor e melhoram o sono.

Ajuda a visão
Rica em antioxidantes como beta caroteno, zeaxantina e luteína, que ajudam a visão e previnem degeneração macular, a semente de abóbora também contém diversas formas de vitamina E como alfa, beta e gama tocoferóis e tocomonoenóis, importantes para a saúde dos olhos.

Protege o seu coração
Estudos com animais e humanos demonstraram que o consumo da semente e/ou o óleo da semente de abóbora aumenta o HDL – colesterol de proteção cardiovascular, reduz os inflamatórios triglicerídeos e também reduz pressão alta. Com alto teor de magnésio e antioxidantes dessa semente, era de se esperar.

Melhora sintomas de menopausa
A semente de abóbora contém fitoestrógenos, lignanas e outros componentes que reduzem fogachos, “bexiga, frouxa” e outros sintomas de menopausa.

Melhora disfunções urinárias
Em um estudo realizado com homens com a próstata aumentada (hiperplasia benigna), o extrato da semente de abóbora aumentou o fluxo de urina em 40% e reduziu a frequência urinária noturna em 30%.

Reduz inflamação, melhora artrite
O óleo da semente de abóbora reduz inflamação, mostrando-se eficaz para
aliviar sintomas de artrite, sem causar efeitos colaterais.